terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estresse, Menopausa e Ejaculação Precoce




"Exames de imagem do cérebro mostraram que quando você fica em silêncio, concentrada na respiração, ocorre uma redução dos neurônios da amígdala cerebral, área ligada à ansiedade e ao stress", avisa o neurocirurgião Koshiro Nishikuni, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Mas não basta fechar a boca enquanto a bagunça rola em volta. Saia cinco minutos, procure um lugar tranquilo, dê uma volta.

Toque os lábios

Eles são dotados de terminações nervosas que ativam o sistema nervoso parassimpático e propagam ondas calmantes pelo corpo. É por isso que comer e beijar têm poder tranquilizante, entendeu?

Tire o sapato

Como os pés são repletos de terminações nervosas, pisar descalça no chão ou massageá-los energiza e equilibra o organismo, todo representado por pontos sensíveis na planta e nos dedos. Ao chegar em casa, no auge do stress no trabalho, durante uma viagem longa, liberte seus pés e relaxe.


                        Atividade física controla as ondas de calor da menopausa

Os exercícios físicos são, no bom sentido, um verdadeiro balde de água fria para as mulheres que chegam a essa fase da vida e enfrentam aquela sensação de que o termostato do organismo foi colocado no nível mais elevado. Pelo menos é isso o que afirmam cientistas da Penn State University, nos Estados Unidos. Eles analisaram voluntárias com sintomas leves ou moderados - por representarem a maioria da população que vive o problema - e constataram que a intensidade do fogacho diminui após 30 minutos da prática de um esporte.



                                                                Ejaculação precoce

Acredite se quiser, nada menos do que 75% dos casos dessa disfunção sexual são consequência da agonia acentuada. A conclusão vem do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, após especialistas avaliarem uma série de pacientes com o problema. "A angústia aumenta a concentração de adrenalina. Esse hormônio, em excesso, pode antecipar o orgasmo masculino", relata o urologista Joaquim Claro, responsável pela instituição. O elo entre o estado de espírito e a ejaculação antes da hora é tão forte que, hoje, os médicos prescrevem sessões de terapia e antidepressivos para lidar com o quadro. "Quando se resolve a parte mental, o indivíduo melhora o desempenho na cama".

       E quando não é ansiedade?


Em situações raras, é possível que uma alteração fisiológica no cérebro ou no pênis provoque a encrenca. "Mas em praticamente todos os casos há um lado emocional". Pode ser baixa autoestima, estresse, depressão...


O efeito da inexperiência


A ejaculação precoce afeta mais os adultos jovens. Neles, ela costuma ser resultado da falta de confiança típica do início da vida sexual associada à inquietação vinda de uma fase repleta de mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário